Da metade

sexta-feira, 21 de março de 2014

Parece inacreditável, pelo menos para mim, que eu já esteja em terras holandesas há seis meses. Quando o primeiro mês passou ou o segundo, eu fiquei pensando: Nossa! Foi bem rápido... Mas ao mesmo tempo com aquela certeza de que só estava voando porque tudo era novidade e que no momento em que as coisas se tornassem rotina, o tempo passaria mais devagar.

Só que é claro que nada vira rotina num intercâmbio! Não exatamente, pelo menos... Porque, por mais que você tenha uma rotina diária: levar as kids na escola, brincar com as kids, separar brigas, etc, etc, ainda assim, acontecem dezenas de coisas diferentes ou até repetidas, mas que nunca cansam de te surpreender. E se o intercâmbio não vira rotina, significa que o tempo continua voando. Eis então que me encontro nessa fase, os seis meses. Metade de um ano se foi e já consigo avistar a outra metade se aproximando com aquele ar de "vou passar voando também"!

É uma sensação esquisita, devo dizer... Muita coisa boa tem me acontecido por aqui. As viagens, as amigas, as minhas meninas, os meus hosts... Eu não trocaria essa experiência por nada! Mas ao mesmo tempo, a gente passa por momentos difíceis estando longe da família. É uma escolha dura essa. Você sabe que te fará bem, mas só quem está longe, sabe o quanto é difícil se virar sozinha, não ter o colo de quem te conhece a vida toda...

No meu sexto mês, perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida: o meu avô. Isso me fez considerar seriamente a possibilidade de voltar para o Brasil, porque no meu primeiro mês aqui eu perdi também a minha avó e, então, a gente fica com aquele medinho de que isso vire rotina, que no próximo mês seja outra pessoa querida que te deixe e você estará distante mais uma vez.

Com tudo o que aconteceu, essa última semana foi repleta de reflexão e vou falar sobre isso agora. Sobre o que cresci nesse tempo, o que conquistei, as próximas metas e claro, a minha opinião sobre certos comentários ouvidos e que me irritaram de certa forma...

Em primeiro lugar, os meus hosts me convidaram para estender o intercâmbio por mais quatro meses e devo dizer que eu estou completamente dividida por isso. Parte de mim é extremamente medrosa, então penso de tudo... Que outra pessoa pode falecer na minha família ou que a imigração me impeça de reentrar no país para passar mais quatro meses. Enfim, é um loucura e por isso a minha mente ansiosa e que adora sofrer por antecipação está tendo um prato cheio! A outra parte está louca para ficar e ver no que vai dar, criar mais memórias para levar comigo e ter a certeza que eu não vou embora daqui há seis meses.

Porque vou te contar, fazer seis meses de um intercâmbio é quase tão ruim quando a hora de voltar para casa! Você SABE que vai ter mais seis meses pela frente, mas está tão surpresa com quão rápido o tempo passou, que tem a certeza de que os próximos seis meses vão passar num piscar de olhos também e por isso, quando você se pega na metade do seu intercâmbio, você já está sofrendo com as futuras despedidas...

Ainda não me decidi sobre ficar mais tempo ou não, mas sinto que logo logo trarei notícias para vocês sobre isso...

No segundo lugar das minhas considerações pós seis meses, devo dizer que me sinto extremamente orgulhosa de mim mesma por me ver aqui e nessa fase. Eu sempre disse para todo mundo que quisesse ouvir que um dia iria fazer um intercâmbio e é legal, para variar, ver que eu consegui alcançar essa meta. Tive muito apoio da minha família, mas o maior esforço veio de mim! Não só o esforço para chegar até aqui, mas o esforço diário, a persistência e a perseverança, que são sempre necessários, de prosseguir com esse sonho. É gratificante e me traz muita felicidade, mas digo e repito: não é fácil!

Pode parecer muito glamouroso e perfeito para quem vê a minha vida através do Facebook. As viagens, os passeios, os sorrisos... E sim, o meu ano tem sido recheado dessas coisas, mas eu sinto nessa necessidade de fazer todo mundo entender que isso o que vocês veem pelo Facebook não é a única verdade dessa história! As viagens não são nem de longe a maior parte do meu ano! Quando se é uma aupair você passa 70% do ano cuidando de crianças e apenas 30% viajando. E não é que não valha a pena, afinal você cria laços com essas crianças e elas se tornam, de certa forma, suas! Mas todo dia é um desafio, elas são sua responsabilidade, você deve ser firme, mas carinhosa, saber mediar situações, aprender a se comunicar em outra língua (seja, holandês, inglês, uma mistura dos dois, mímica, etc)... Tem que ter paciência e se lembrar que tudo isso faz parte do pacote e que se não fosse por isso, você provavelmente não estaria fazendo um intercâmbio e tendo a oportunidade de conhecer o mundo, expandir horizontes e crescer horrores!

Em terceiro lugar, deixo aqui registrada o meu incômodo de ver que muita gente julgam os intercambistas como esnobes, só porque estamos sempre falando sobre as nossas viagens e coisas maravilhosas que vivemos nos países pelos quais passamos. Mas porque nós deveríamos deixar de falar dos nossos sonhos realizados? Do que nos faz bem? É chato ter que se privar de compartilhar esse sentimento de felicidade com todo mundo, porque certas pessoas vão te julgar mal.

De qualquer forma, esse post já se estendeu demais e eu nem sei se ainda estou fazendo algum sentido. Finalizo esse texto com as minhas metas (ainda não muito bem elaboradas) para os próximos seis meses: viajar mais, curtir mais, amar mais, sorrir mais, amadurecer mais e ligar o botão do foda-se (com o perdão da expressão), para quem merece!

Holanda - Março/14

3 comentários:

Unknown disse...

6 meses, os dias aqui realmente passam muito rápido.... !!!!!
Temos que aproveitar cada segundo dessa oportunidade que nos foi dada, e para quem pensa que somos esnobes o foda-se para eles realmente é melhor opção :D

Walquirya disse...

Eu lembro quando completei seis meses aí também e já sofria por ter que partir. Aproveita bastante os próximos meses e dê beijos gigantes nas minhas princesinhas por mim. Estou morrendo de saudade delas <3

Unknown disse...

Thamires, passa rápido demais! Mas cada segundo vale super a pena! O meu botão do foda-se já está ligado pros invejosos! kkkkkkkkkk õ/
Wal, é ruim demais saber que logo logo acaba, pode deixar que passo os beijos sim!! õ/ ;)

Postar um comentário