Kingsday, Mallorca e a reta final

segunda-feira, 30 de junho de 2014
No nono mês de Holanda, eu posso dizer que já virou hábito demorar séculos para postar as coisas... Sejam fotos no Facebook ou textos aqui. Mas o que eu posso fazer se sou a personificação da preguiça? Ou pelo menos tenho sido quando o assunto é esse... Porém, existe um ditado que diz: "antes tarde do que nunca" e eu estou fazendo dele o meu lema.

Esse post então será dedicado a minha viagem para Palma de Mallorca, o Kingsday e a decisão que vinha me atormentando nos últimos meses, estender o intercâmbio ou não. Para facilitar tudo, vou seguir a ordem cronológica dos fatos.

Kingsday - Na tradução: Dia do Rei, é celebrado na Holanda no dia 26 de abril (sim, abril, você leu certo! Já falei que sou preguiçosa e nesse sentido, pontualidade não é o meu forte). Até o ano passado, os holandeses celebravam o Queens Day, mas no dia 30 de abril de 2013, a Rainha Beatrix passou a coroa à seu filho Willem-Alexander. No Dia do Rei, todos na Holanda se vestem com roupas alaranjadas, saem as ruas para celebrar o seu rei. Em vários pontos das cidades holandesas acontecem shows e paradas. Nessa data, eles também tem uma outra tradição bem legal de fazer tipo uma 'venda de garagem' nas portas das casas. Tudo o que não é mais utilizado, mas está em boas condições, é vendido a preços menores pela população na porta de suas casas. Os meus hosts, por exemplo, venderam alguns livros e brinquedos das crianças.

Como esse foi o primeiro e, provavelmente, último Kingsday que vou presenciar, eu decidi ir com algumas amigas para Amsterdã. Mesmo sendo o tipo de pessoa que detesta locais lotados e bagunça, eu não poderia perder esse evento tão importante para a cultura dutch. E vou dizer, eu adorei! É claro que a cidade estava lotada, nós tivemos que andar demais, porque nenhum transporte público estava funcionando no centro de Amsterdã naquele dia, as filas para usar os banheiros estavam gigantescas e os preços de todas as bebidas e comidas altíssimos. Mas, a vibe que tomava conta da cidade era tão positiva e alegre, que me contagiou também. Passei um dia agradável, na companhia de pessoas queridas, na cidade que eu aprendi a amar e adicionei mais uma tradição dutch à minha lista. Não tinha como ser melhor!

Kingsday - Abril/14


Ok, vamos falar agora do lugar paradisíaco e incrivelmente maravilhoso que eu tive o prazer e sorte de conhecer em maio: Palma de Mallorca. Mallorca é uma ilha da Espanha, lindíssima e que vem chamando muito a atenção dos turistas. Por ter praias lindas, com aquele oceano maravilhoso de uns 30 tons de azul, ela tem sido considerada a nova Ibiza. Eu nunca planejei ir pra lá, devo admitir que nunca nem tinha ouvido falar daquele lugar. Mas uma das coisas boas que acontecem com a gente durante essas experiências incríveis de intercâmbio é que você sempre acaba viajando para pelo menos um destino que não estava na sua lista. Palma foi o meu!

Em dezembro, fiquei sabendo que a minha prima se mudaria para lá com o namorado e como eu já estava aqui na Holanda, não podia perder essa oportunidade. Na primeira folga prolongada que tive, lá estava eu em praias espanholas, curtindo o sol e, é claro, a companhia da Arianne. É um lugar que vale super à pena, as praias são lindas (como eu não me canso de repetir), as pessoas são gentis, a cidade é pitoresca e uma gracinha, as tapas (comida típica espanhola) são uma delícia e se você algum dia for para lá, faça o passeio de trem até Soller! É um vilarejo que fica há uma hora de trem de Palma, muito lindo, tranquilo e com praias e parques mais lindos ainda!

Palma de Mallorca - Maio/14


Por último, mas não menos importante, vou falar agora da decisão mais importante do meu ano de aupair. Com dor no coração e uma certa dificuldade para aceitar o que eu escolhi, eu decidi que não vou prolongar a minha estada na Holanda. Não foi uma decisão fácil e ainda é difícil de aceitar, de certa forma. Mas, eu não tenho nenhuma outra 'desculpa' para dar senão a de que o meu coração me diz para voltar para Goiânia em setembro.

Eu tentei mudar a escolha do meu coração, dei um tempo para mim mesma, pensei, ponderei, chorei e não adiantou. Contar para os meus hosts foi, definitivamente, mais difícil do que 'contar' para mim mesma. Eu fico com esse sentimento de que estou decepcionando as pessoas que me acolheram na casa deles, que abriram todas as portas para mim e me deram todo o apoio que eu poderia precisar. Como eles são os melhores hosts do mundo, entenderam a minha decisão, por mais que eu mesma ainda não tenha entendido exatamente.

Talvez não faça sentido para todo mundo, Deus sabe que nem eu mesma me entendo cem por cento. Não decidi voltar porque estou infeliz aqui... Não! Mas decidi voltar porque amo a minha vida no Brasil e acho que no fundo, no fundo, estou preparada para a próxima etapa. Por mais que eu ainda não tenha ideia de qual seja.

A minha cabeça ainda tem dificuldade para aceitar... Fico repetindo para mim mesma: são só mais quatro meses! Por quê não? Mas mesmo assistindo os meus hosts procurarem pela nova aupair e sentindo aquela dor incômoda de saber que, de certa forma, serei substituída, que terei de entregar o meu quarto, a minha bike, a minha chave, as minhas meninas, a minha família para um outro alguém, ainda assim, não mudo de ideia. E vamos ser honestos, se fosse para eu ficar mais quatro meses, se eu quisesse isso de alguma forma mais forte, ver a seleção da nova aupair e sentir a dor que eu estou sentindo, seriam razões suficientes para aceitar os quatro meses a mais.

Isso não aconteceu e acho que nem vai. Infelizmente. :/


3 comentários:

Liza disse...

Thamy, que legal essa festa do Kingsday :3 E até fui procurar mais fotos de Palma de Mallorca, e oouuuo que lugar lindo! Bom Thamy, imagino como deve ter sido difícil tomar essa decisão, mas te dou o maior apoio e sei que vai dar tudo certo, enfim, curta muito esses últimos meses aí, beijão

Unknown disse...

A Holanda é muito amor Eliza!! Mallorca é um paraíso, me sinto muito sortuda de ter viajado pra lá!! A minha decisão não foi fácil, mas eu sei que vai dar tudo certo sim!! Depois vamos conversar sobre o intercâmbio, vc ainda tem interesse? Essa experiência é única e eu to tão feliz que indico pra todo mundo!! Obrigadíssima pelo apoio e pelo comentário super gracinha!! :) Beijos!

Unknown disse...

Oie. Sou eu, Anamaria. Nem preciso dizer onde estou agora. Mas parei para ler seu texto. Fiquei emocionada. Sei o quanto você gosta da sua família ai e da Holanda *_* Mas também sei o quanto você me ama e sente a minha falta. Tá parei. kkkkk Adorei seu texto, quero um dia ir passear em todos esses lugares e que você vá junto comigo! ;)

Postar um comentário